Notícia  
Equipe da Rocinha se prepara para a Go Cup 2016
18/03/2016 - 11h06
A equipe sub-12 da Rocinha, formada por alunos da Escolinha Léo Moura, se prepara para disputar pela primeira vez o Go Cup 2016, um mundial de futebol de 7 voltado para crianças entre 7 a 12 anos. Composto por 15 jogadores e cinco professores, o grupo embarca rumo à cidade de Aparecida de Goiânia, sede do torneio, nesta sexta-feira (18/03). Localizado no Complexo Esportivo da Rocinha, instalação esportiva administrada pela Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro (Suderj), este é um dos seis núcleos da capital do projeto da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje) em parceria com o eterno camisa 2 do Flamengo.

De acordo com Francisco Borges, técnico do time, os treinamentos começaram em novembro e se intensificaram no início deste mês.

- Este é um campeonato de alto nível, tanto que nosso jogo de estreia é contra o time do Goiânia, os donos da casa. Nossa meta é ficar entre os 16 melhores times das 48 que estão na nossa categoria. Acredito muito no grupo, pois treinamos bastante e os alunos estão bem motivados - afirmou o técnico.

Esta é a terceira edição do Go Cup que, em 2016, reúne 163 times, 151 brasileiros e 12 do exterior - Japão, Portugal (dois times), Angola, Colômbia, Peru, Bolívia, Chile, Argentina, Equador, Uruguai e México. Dividida em seis categorias, de 7 a 12 anos, a competição de futebol de 7 (estilo society - seis jogadores na linha e um no gol) tem a expectativa de envolver cerca de 2.200 atletas.

João Arthur de Barcellos, de 11 anos, faz parte do grupo que seguirá para Goiânia. Na posição de meio de campo, o jovem já pratica futebol desde os seis anos.

- A expectativa está boa. Além dos treinamentos no Complexo, fomos para a praia de São Conrado para trabalhar a preparação física. O professor disse que precisamos prestar bastante atenção e chegar para ganhar - disse João Arthur, que torce para o Flamengo, mas tem como ídolo o craque Neymar, jogador do time espanhol Barcelona.

Patrick da Silva Duarte está confiante no título. Lateral do time, o morador da Rocinha conta o que o bom jogador na sua posição precisa treinar.

- Para ser um bom lateral, preciso ter uma boa corrida e muita atenção. Se Deus quiser, vamos ser campeões - enfatizou o fã de Cristiano Ronaldo.

Menina no grupo

O regulamento do Go Cup permite times mistos, ou seja, meninas e meninos na mesma equipe. Por isso, Naely Macedo Araújo, de 12 anos, é a única que integra o grupo da Rocinha.

- Estou bem ansiosa. O treino foi puxado, mas serviu para uma boa preparação. Se fizermos tudo que treinamos, acho que teremos um bom resultado. Acho normal menina jogando futebol. Aqui, o preconceito não tem vez, não. Até fiz vôlei, mas gosto mesmo é de futebol - exclamou a atleta.O Go Cup será de 19 a 26 de março, no estado de Goiânia, no Centro-Oeste. O jogo de estreia da equipe sub-12 da Rocinha será no próximo dia 21, às 9 horas.


Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados