Parque Ecológico da Praia das Pedrinhas (Piscinão de São Gonçalo)


O Parque Ecológico da Praia das Pedrinhas, também conhecido como Piscinão de São Gonçalo, foi inaugurado pela primeira vez em 7 de outubro de 2004. Durante os primeiros anos, o Parque foi administrado pelo Governo do Estado, e, em seguida, pela Prefeitura de São Gonçalo.

Entre 2008 e 2010 a área foi fechada devido ao furto de equipamentos de bombeamento e limpeza do Piscinão. Depois de reforma, o Parque voltou a ser administrado pelo Governo do Estado e foi reaberto em maio de 2010. Em fevereiro de 2013, o lago artificial foi fechado para uma grande reforma, e após 8 meses desativado, foi reinaugurado um 12 de outubro de 2013.

Com uma área de 60 mil metros quadrados, o Parque tem como atração principal a praia artificial, com capacidade de 10 milhões de litros de água. Na reforma, todo o sistema de tratamento da água que abastece o lago foi recuperado. A balsa, responsável pela captação da água da Baía de Guanabara, foi trocada, além de a areia ter recebido um tratamento especial para ter boas condições de balneabilidade. A estação de tratamento tem capacidade de tratar, por hora, 150 mil litros de água e, a cada 20 dias, todo o conteúdo é renovado.

O sistema de sinalização recebeu novas placas indicadoras das instalações e, todos os brinquedos tiveram a manutenção reforçada, com novas pinturas, bem como os quiosques de alimentação, que estão sendo licitados. As novas catracas, que servirão para um melhor controle de acesso ao público, foram recuperadas, assim como os sistemas de sonorização e monitoramento de câmeras, responsável por garantir a segurança de banhistas e freqüentadores do parque.

Além da praia artificial, o equipamento ainda oferece quadras de vôlei e futebol, chuveiros e duchas, banheiros e um posto salva-vidas. Ainda há um trabalho de monitoramento, limpeza e recuperação do manguezal existente no local, onde também um programa de educação ambiental com os freqüentadores e visitantes é desenvolvido para que possam entender como funciona o ecossistema da região.

A lista de atividades físicas oferecidas a pessoas de todas as idades é extensa: hidroginástica, natação, caminhada, pólo aquático, ginástica, vôlei de praia, futevôlei, futebol de areia, oficinas culturais, além de apresentações de peças de teatro sócio-educativas.

O Piscinão traz vários benefícios com o programa Atitude Sustentável que tem o objetivo de promover a educação ambiental dos moradores de São Gonçalo. Esse programa vai atender à população com atividades de educação ambiental, esporte, lazer e cultura, ação social e saúde. O programa tem, ainda, uma série de projetos temáticos: projeto de voluntariado, de visitação, de pesquisa e extensão e o projeto de palestras.

Com capacidade para receber 13 mil pessoas por dia, o parque funciona de terça a domingo, inclusive nos feriados. De terça a sexta-feira, o local fica aberto das 7 horas às 18 horas e, sábados, domingos e feriados, das 8 horas às 17 horas. Em período de horário de verão, todos os dias, o fechamento é às 18 horas. A entrada é franca.

O Parque Ecológico da Praia das Pedrinhas fica localizado na rodovia BR-101 (Niterói - Manilha), 24466-180, em São Gonçalo.Telefone: 2607-8193.

 

Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados