Maracanãzinho

O Maracanãzinho foi inaugurado em 1954, no Complexo do Maracanã, com capacidade de acomodar 13.613 pessoas e uma quadra multiuso para vôlei, basquete, handebol e futsal. Em homenagem ao ex-presidente do Clube de Regatas do Flamengo, recebeu o nome de Gilberto Cardoso, que morreu após assistir a uma emocionante final de basquete em que seu clube foi campeão no ginásio.

Entre os muitos eventos esportivos internacionais ali realizados, destaca-se o Campeonato Mundial de Basquete Masculino, em 1963, quando a seleção brasileira venceu a Iugoslávia por 90 x 71, e o Campeonato Mundial de Voleibol Masculino, em 1990.

Nas décadas de 60 e 70, o ginásio foi palco de grandes shows musicais, com destaque para o Festival Internacional da Canção, de 1966 a 1972, quando surgiram cantores como Chico Buarque, Tom Jobim, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Geraldo Vandré e Gilberto Gil, entre outros. Em fevereiro de 1974, o grupo Secos & Molhados, um fenômeno musical na época, liderado por Ney Matogrosso, bateu recorde de público nacional em apresentações musicais até então. Em 1975, em pleno verão carioca, o Holiday On Ice também se apresentou no Ginásio Gilberto Cardoso.

Em 1970, um grave incêndio destruiu o revestimento termo-acústico da cúpula (parte interna) do ginásio, além de causar sérios danos à sua estrutura. Com isso, o tradicional concurso Miss Brasil, que se realizava anualmente, foi transferido para o Pavilhão de São Cristóvão. No ano seguinte, o ginásio já estava totalmente recuperado.

Em 1982, o Maracanãzinho foi palco do primeiro Mundialito de Vôlei, consagrando mundialmente Bernard Rajzman, que executou pela primeira vez o saque “Jornada nas Estrelas”, contribuindo para a vitória sobre a poderosa União Soviética, por 3 x 2. Em 27 de junho de 2007, repetiu o feito, na reinauguração do ginásio, totalmente reformado.

piscina1

Em outubro de 2003, o ginásio fechou para reformas, a fim de estar apto a realizar as partidas de vôlei feminino e masculino nos jogos Pan-americanos, em julho de 2007. As obras custaram R$ 90 milhões. No dia 30 de junho do mesmo ano ele foi reaberto para um evento-teste, em que o time de vôlei feminino do Brasil venceu a Sérvia por 3 x 1.

piscina1

Atualmente, o ginásio ocupa uma área de 11.198m², com capacidade para 11.800 pessoas, já que foram instaladas cadeiras nas arquibancadas. O placar, importado da China, possui quatro lados, possibilitando uma visão de 360°. O ar condicionado central tem capacidade para 1.750 toneladas de refrigeração. Ainda assim, o ginásio tem iluminação e ventilação natural, proporcionadas pela cúpula em aço e policarbonato instalada no teto.

piscina1

O Maracanãzinho oferece também oito bares, oito lojas de conveniência e 32 sanitários. Os atletas dispõem de quatro vestiários. A área da quadra foi ampliada para 800m², com 40m de comprimento e 20m de largura. Para evitar alagamentos, o piso foi elevado 60cm em relação ao nível original. Hoje o ginásio está apto a receber partidas de vôlei, handebol, basquete, futsal e tênis.

Além de tudo isso, a versatilidade do ginásio foi mantida: se as arquibancadas retráteis forem retiradas, o local poderá continuar a ser palco de grandes eventos culturais e musicais.

 

Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados