Parque Ecológico da Praia das Pedrinhas (Piscinão de São Gonçalo)


Com uma área de 60 mil metros quadrados, o Parque Ambiental Praia das Pedrinhas foi inaugurado em 2004 e tem como atração principal o lago artificial, com nove mil metros de extensão e capacidade para 12 mil metros cúbicos de água, retirada da Baia de Guanabara e tratada em uma estação que fica no próprio local. No verão e em períodos de férias, o Piscinão de São Gonçalo, como é mais conhecido, recebe até quatro mil frequentadores aos fins de semana. Com uma pista de caminhada com 580 metros, o local é conhecido por ser destinado à prática de exercícios físicos ao ar livre. Três academias funcionam no espaço, sendo uma delas exclusiva para a terceira idade. O local ainda conta com um campo e uma quadra para esportes praticados na areia, um parque voltado para crianças, três quiosques, além de um palco em formato de anfiteatro que pode receber um público de até sete mil pessoas.

Depois de uma reforma, o Parque voltou a ser administrado pelo Governo do Estado e foi reaberto em maio de 2010. A partir de 2015, o Piscinão de São Gonçalo foi contemplado com um pacote de intervenções para a revitalização, o qual englobou a reforma da passarela de visitação, dos banheiros, dos postos médico e de guarda-vidas, consertos no piso e no portão de entrada de veículos, melhorias na iluminação na quadra de areia e pinturas.

O Piscinão de São Gonçalo é uma das sedes do projeto Botinho, colônia de férias do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiros. Com edições anuais no verão, cerca de 50 crianças e jovens aprendem noções de salvamento, primeiros socorros e preservação do meio ambiente.

O Parque Ambiental Praia das Pedrinhas fica localizado na rodovia BR-101 (Niterói - Manilha) e funciona de terça a domingo, das 7h às 17h e, aos fins de semana e feriados, das 8h às 17h.

 
Baixe aqui Quadro de horários de atividades.

 

 

Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados