play

ouça ao vivo - A Rádio do Rio - 94 FM

Rádio Roquette Pinto

Presidente

Presidente
Gelby Justo

 Gelby Luís Justo Lima é carioca de Benfica, na Zona Norte da capital, nascido em 12/03/1986. Filho mais    velho da professora de português e inglês Arlete, e do funcionário público dos Correios Luís Paulo (in memoriam). É casado com a administradora Priscila Justo e tiveram juntos sua primeira filha, Lunna. É vascaíno de coração e torcedor ativo do time de São Cristóvão.

Gelby é formado em Educação Física pela Universidade Gama Filho e participou intensamente do movimento estudantil. Durante os anos de formação foi presidente do Centro Acadêmico e dirigente do Diretório Central dos Estudantes.

Em 2007 iniciou sua vida partidária no MDB, integrando o núcleo Jovem da legenda. Na época, ganhou destaque na mobilização da juventude em defesa dos royalties do petróleo para o estado do Rio de Janeiro, agregando jovens lideranças comunitárias do Rio ao movimento.

No ano de 2012 assumiu a Coordenação de Projetos de Reestruturação de Condomínios Habitacionais da Secretaria de Estado de Habitação (SEH). O trabalho levou obras de recuperação de reservatórios de água, rede de esgoto, coberturas, fachadas e blocos de sustentação para 111 conjuntos habitacionais, que apresentavam condições precárias em todo o estado, incluindo municípios da Baixada Fluminense e do interior. No total, 225 mil famílias foram atendidas com as reformas.

Em 2014 passou a integrar os quadros da Secretaria Municipal de Governo (Segov) na cidade do Rio de Janeiro, à frente da coordenação do Programa de Legalização da Profissão de Mototaxistas, implementado no conjunto de ações para a mobilidade dentro do ciclo de investimentos em transporte e mobilidade gerados pelos Jogos Rio2016. O trabalho regulamentou, pela primeira vez, o serviço de mototáxi e motofrete na capital fluminense, criando regras claras e padrões funcionais para o novo modal, gerando trabalho e renda na cidade e oferecendo mais uma alternativa de transporte com segurança para os cariocas.

No ano de 2018, concorreu pela primeira vez a uma vaga de deputado estadual. Não foi eleito, mas concluiu o desafio como o candidato mais votado em sua região (Benfica e São Cristóvão), consolidando assim sua trajetória como liderança comunitária.

Em 2019 aceitou o convite para coordenar projetos esportivos e sociais na cidade de Maricá, estando à frente de programas voltados para as comunidades e a juventude local.

O trabalho junto a lideranças comunitárias sempre foi a motivação de sua atuação política, o que o levou, em 2021, a refundar o Núcleo Comunitário de seu partido (MDB), atendendo ao  pedido de diversas associações de moradores que buscavam um canal direto de diálogo permanente com o poder público.

Devido a sua linha de comunicação com lideranças comunitárias e origem no movimento de juventude, no início de 2022, foi convidado pelo Governador Cláudio Castro para ocupar o cargo de Secretário de Estado, da recém-criada Secretaria de Ação Comunitária e Juventude, onde teve a oportunidade de ampliar o leque de políticas públicas voltadas às comunidades fluminenses, reformar todos os Centros de Referência da Juventude existentes, ampliando seu número e levando a outros municípios. Além de regularizar o Fundo Estadual de Juventude, trazendo mais recursos específicos para a pauta. 

Agora em 2023, Gelby assume um novo desafio em sua carreira política: o cargo de Presidente da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro, a SUDERJ. Estabelecendo o compromisso de coordenar esta autarquia, ligada a Secretaria de Esporte e Lazer, e também  os equipamentos esportivos que a ela pertencem. Trabalhando em conjunto com aqueles que fazem uso destas instalações e de seus serviços, para atender a todas as necessidades da população. Gelby Justo acredita que a política de base, feita com ampla participação comunitária, é o melhor caminho para construir diálogos e defender a democracia com oportunidades justas e iguais para todos.